A Influenza é uma doença respiratória aguda que afeta a parte superior e/ou inferior do trato respiratório e é provocada pelo vírus da gripe, geralmente do tipo A ou B. a Gripe circula continuamente, causando epidemias sazonais em regiões temperadas e ano epidemias em algumas regiões tropicais onde os países dessas regiões acabam adotando um calendário de vacina da gripe
Os vírus Influenza estão em constante mudança, necessitando de uma mudança anual nas estirpes vacinais para melhor corresponder às estirpes de gripe atualmente em circulação a nível mundial. Os vírus Influenza A também podem causar pandemias caracterizadas pela rápida disseminação de um novo subtipo virulento da gripe A, ao qual há pouca ou nenhuma imunidade existente.
Estatuto do desenvolvimento de vacinas
A imunização é a principal medida de saúde pública para a prevenção da infecção pelo vírus da gripe. Existem numerosas vacinas contra a gripe sazonal licenciadas disponíveis, várias das quais foram pré-qualificadas pela OMS para compra por agências da ONU . Existem também vários candidatos à vacina em desenvolvimento contra vírus da gripe animal A-estirpes de gripe consideradas em maior risco de causar uma futura pandemia.
Para a OMS, o desenvolvimento de vacinas contra os vírus da gripe com potencial pandêmico, bem como de vacinas contra a gripe sazonal que induzam respostas imunitárias amplamente protetoras e de longa duração são prioridades elevadas.
Desafios ao desenvolvimento de vacinas
Devido à constante mudança dos vírus da gripe em circulação, as estirpes de vacinas da gripe são alteradas anualmente (tanto para o hemisfério norte como para o Hemisfério Sul) para corresponder mais estreitamente às estirpes de vírus agora em circulação.